quinta-feira, 24 de março de 2011

Banco de questões: Idade Moderna

01. A Inglaterra no século XVII, conheceu convulsões revolucionárias que culminaram com a execução de um rei (1649) e a deposição de outro (1688). Apesar das transformações significativas terem-se verificado na primeira fase, sob Oliver Cromwell, foi o período final que ficou conhecido como "Revolução Gloriosa". Isto se explica porque, EXCETO:

A) teve como resultado final o esvaziamento dos poderes monárquicos.
B) teve início uma crescente influência política francesa sobre o Parlamento inglês
C) houve a consolidação do sistema parlamentar britânico sobre o absolutismo monárquico.
D) houve a consolidação do processo revolucionário sem que fosse necessário mais derramamento de sangue.

01 B

02. "Com plena segurança, achamos que a liberdade de comércio, sem que seja necessária nenhuma atenção especial por parte do Governo, sempre nos garantirá o vinho de que temos necessidade; com a mesma segurança podemos estar certos de que o livre comércio sempre nos assegurará o ouro e prata que tivermos condições de comprar ou empregar, seja para fazer circular as nossas mercadorias, seja para outras finalidades". (Adam Smith - A RIQUEZA DAS NAÇÕES).

Os argumentos a favor da liberdade de comércio são, também, ideais do:

A) Mercantilismo.
B) Iluminismo.
C) Despotismo Esclarecido
D) Colonialismo.

02 B


03. Identifique, nas sentenças a seguir, aquela que expressa os princípios básicos defendidos pelo pensador e iluminista francês Montesquieu:

A) "(...) é preciso (...) encontrar uma forma de associação que defenda e proteja a pessoa e os bens de cada associação, de qualquer força comum, e pela qual, cada um, não obedeça senão a si mesmo, ficando assim tão livre quanto antes."
B) "O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos incapacitados. Não se pode obter tais resultados a não ser por um Poder Democrático."
C) "A única maneira de erigir-se um poder, capaz de defendê-los contra a invasão e danos infligidos, uns contra os outros (...) consiste em conferir todo o poder e força a um só homem."
D) "qualquer pessoa que tenha o poder, tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder".

03 D


04. Após a Guerra dos Sete Anos (1756-1763), os britânicos decretaram certas leis que acirraram as divergências entre colonos americanos e a coroa inglesa, provocando a luta pela independência. Dentre os objetivos dessas leis destacam-se:

A) incentivar a Companhia das índias Ocidentais, abrir o porto de Boston às nações amigas e aumentar as importações da colônia.
B) impedir o contrabando e o comércio inter-colonial, recuperar a Companhia das índias Orientais e incrementar a arrecadação real de impostos.
C) estimular o consumo de chá e açúcar na colônia, obrigar o uso de selos nas correspondências e aumentar as exportações da colônia.
D) abolir a escravidão nas colônias, separar juridicamente as treze colônias e ajudar os colonos nortistas a anexar terras no Oeste.

04 B


05. Os colonos ingleses da América ao repudiarem o pagamento de novas taxas e impostos determinados pelo Parlamento Inglês (Leis do Açúcar e do Selo 1764-1765), baseavam-se:

A) no sufrágio universal, que era praticado por todas as pessoas que se encontravam sob o governo da coroa britânica.
B) nos direitos naturais do cidadão à vida, à propriedade e à busca da felicidade.
C) no princípio de que “não há taxação sem representação”.
D) na determinação da isenção de taxas concedida pela Coroa aos colonos.


05 C


06. Podemos afirmar que a Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra no século XVIII:

A) levou a uma verdadeira renovação das relações trabalhistas em função do estímulo patronal à geração de novas tecnologias por parte dos operários.
B) promoveu maior eficácia da produção, consolidou a dominação capitalista e submeteu os trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma rígida hierarquia.
C) ocorreu graças aos investimentos em pesquisa e geração de tecnologia aplicada á produção, feitos pela monarquia britânica, interessada em frear o crescimento burguês.
D) surgiu do apoio dado pelo Estado Monárquico Absolutista britânico à pesquisa nas universidades.


06 B

07. No século XVIII, o motivo pelo qual o conjunto de mudanças políticas que resultou na implantação do regime republicano na França, pode genericamente, ser classificado como uma revolução burguesa, é o fato de que nesse processo:

A) ocorreu uma atuação conjunta da burguesia, do campesinato e do operariado urbano na condução do processo revolucionário e na administração do país no pós-revolução.
B) os resultados políticos das sucessivas convulsões sociais geradas nos quadros da crise do estado monárquico francês foram, ao final, capitalizados pela burguesia, que pôde assim dar início à viabilização de seus interesses políticos e econômicos.
C) a burguesia conseguiu a adesão ideológica da aristocracia, especialmente no que diz respeito à "abertura das carreiras públicas aos talentos individuais", o que possibilitou a ascensão de seus representantes na administração e no governo.
D) o comando da burguesia desde o início se revelou como irrefutável, uma vez que ela colocou a serviço de seus objetivos revolucionários os mais variados setores da população, - liderando assim uma restauração do Antigo Regime.

07 B

Nenhum comentário:

Postar um comentário