quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Texto complementar: Fontes históricas


Leia o texto responda às questões propostas.

Como se pode conhecer a Pré-História?
Podemos saber como viviam e o que pensavam os homens que existiram há milhares de anos? Seria possível determinar como se aconchegavam, como plantavam ou caçavam ou em que acreditavam? A resposta não é tão simples. Vamos, então, por partes.
[...] A principal maneira de ter acesso ao passado pré-histórico é o estudo dos vestígios materiais que chegaram até nós. [...]
[...] A cerâmica pode nos informar sobre como as pessoas armazenavam produtos ou como comiam, mas, em alguns casos, a forma e a decoração também podem nos dar indicações a respeito da simbologia e dos valores sociais adotados.
As pinturas e gravuras, feitas nas paredes de cavernas ou em outras pedras, conhecidas como rupestres, são também evidências materiais que muito podem nos dizer sobre o passado pré-histórico. Algumas delas [...] representam humanos e animais e nos mostram como se pescava e caçava, assim como retratam rituais e festas, constituindo uma fonte de informação inigualável.
FUNARI, Pedro P.; NUELLI, Francisco S. Pré-História do Brasil. São
Paulo: Contexto, 2005. p. 15-19.

a) Como podemos conhecer a vida dos grupos humanos pré-históricos?
b) O que os ossos de nossos antepassados podem informar?
c) Que informações podemos obter da cerâmica dos homens pré-históricos? O que revelam as pinturas rupestres?
A única generalização cem por cento segura sobre a história é aquela que diz que enquanto houver raça humana haverá história.” Eric Hobsbawm

Nenhum comentário:

Postar um comentário