domingo, 12 de junho de 2011

Banco de Questões: Idade Média 04


01. “Tudo muda entre as imediações do ano mil e o fim do século XI. O despertar da Europa é a origem de uma expansão contínua, que prossegue durante cerca de três séculos.”

CITE dois fenômenos que, a partir do século XI, foram responsáveis pelo ressurgimento do comércio na Europa Ocidental:                       

       Resposta: Produção de excedente
                       Monetarização econômica


IDENTIFIQUE a nova classe social surgida nesse período e CONTRAPONHA a sua visão de mundo em relação ao cotidiano econômico e político medieval:                                                                                                     

Resposta: A burguesia, que rompia com a visão teocêntrica feudal ao  valorizar a riqueza e o lucro.


02. Leia o texto:

“O aumento da população e da produção permitiram a divisão de trabalho entre cidade e campo. A existência de excedente estimulou a troca e a especialização do produtor. Ao mesmo tempo que artesão e lavrador vão deixando de ser a mesma pessoa, a cidade torna-se, por excelência, o habitat dos setores secundário e terciário. Estava aberta a possibilidade de desenvolvimento mercantil e urbano.”

A)      Considerando a Idade Média européia, DETERMINE o período a que o texto se refere:

Resposta: A Baixa Idade Média (séculos XI ao XIV)

B)      CITE o principal fator responsável pelo aparecimento do excedente produtivo nesse período histórico:

                 Resposta: A ampliação da área de cultivo.

  

03. Leia o texto, que descreve alguns aspectos relativos ao impacto da Peste        Negra na Europa:

“Eis aqui a cidade sitiada pela doença, posta em quarentena, se necessário cercada pela tropa, confrontada pela angústia cotidiana e obrigada a um estrilo de existência em ruptura com aquele a que se habituara. os quadros familiares são abolidos. A insegurança não nasce apenas da presença da doença, mas também de uma desestruturação dos elementos que construíram o meio cotidiano. tudo é outro. Antes de mais nada, a cidade está anormalmente deserta e silenciosa. Muitas casas estão doravante desabitadas.”

A)    DETERMINE duas conseqüências da Peste Negra:

Resposta:
¨      A redução demográfica
¨      A queda da produção agrícola

A)    RELACIONE as conseqüências apontadas acima à crise geral do sistema feudal:

                 Resposta: A redução demográfica implicou na redução da mão-de-obra, o que levou à queda da produção agrícola e à super exploração da massa servil restante, que reage e se revolta, desestruturando as relações de trabalho, dando origens a novas formas  como o assalariamento.


04. Entre 1348 e 1353, Bocaccio escreveu o “Decameron”, obra composta de cem novelas que retratam a crise das concepções do mundo religioso. No prólogo da obra, ele faz referência à chegada da Peste Negra a Florença, dizendo: “(...) no ano profícuo de 1348, sobreveio a mortífera pestilência. Por iniciativa dos corpos superiores ou em conseqüência de nossas ações iníquas, esta pestilência, lançada sobre os mortais por justa ira de Deus e para nossa expiação, começara nas plagas orientais, alguns anos antes. (...)”.

A rápida expansão da Peste Negra, que chegou a eliminar de 33% a 40% da população européia, pode ser atribuída

A)    às alterações do quadro natural europeu, resultado da expansão predatória da economia feudal durante o século XIII – resfriamento do clima e chuvas torrenciais e contínuas.
B)    à ação dos leprosos, das mulheres solitárias e dos mercadores, acusados de inveja e malefícios, sendo inclusive torturados e queimados na França, por ordem do rei Felipe II.
C)    ao enfraquecimento da população, como reflexo da superexploração feudal e da diminuição da produtividade do solo à época da crise geral do feudalismo europeu.
D)    aos pecados humanos, resultantes do afastamento dos homens em relação a Deus, o que, como afirma Bocaccio, teriam provocado a ira divina em meados do século XIV.

Resposta: Letra C


05. Na Europa, o século XIV é marcado pela eclosão e aprofundamento de uma crise geral da sociedade feudal. São características desse período, EXCETO:

A)       o recrudescimento das obrigações feudais, aumentando o nível de tensão entre senhores e servos

B)       a Peste Negra, que reduziu a população européia e deixou várias aldeias despovoadas

C)      as revoltas camponesas, que explodiram com enorme violência em toda a Europa

D)      o movimento da Reforma, iniciado por Lutero, afirmando o poder da Igreja Católica

Resposta: Letra D

Banco de Questões: Grandes Navegações III

01. (UFAL) Ao contrário dos portugueses, que buscavam atingir as Índias contornando a costa africana, Colombo:

   a) concentrou suas navegações na parte Norte da América, em busca de uma passagem ao Noroeste para o continente asiático;
   b) dirigiu-se para o Oeste em busca da passagem Sudeste para o continente asiático;
    c) planejou atingir o Leste, onde se encontravam as Índias, viajando no sentido Oeste;
   d) navegou pelo Oceano Atlântico em direção ao Canal da Mancha e Mar do Norte, seguindo as instruções do Rei de Portugal;
   e) concentrou suas navegações na parte Leste, em busca de uma passagem Noroeste para as Índias.

RESPOSTA: C

02. (UNIP)   "... Diziam os mareantes, que depois desse cabo não há nem gente nem povoado algum; a terra não é menos arenosa que os desertos da Líbia, onde não há água, nem árvores, nem erva verde; e o mar é tão baixo, que a uma légua da terra não há fundo mais que uma braça."
      O texto faz referência à época:

a) das Grandes Navegações no início da Idade Média;
b) da Revolução Industrial na Idade Contemporânea;
c) do expansionismo marítimo lusitano;
d) das navegações fenícias;
e) do neocolonialismo.

RESPOSTA: C

03. A esquadra enviada por D. Manuel, rei de Portugal, às Índias, sob o comando de Pedro Álvares Cabral, tinha como objetivo:

a) estabelecer uma sólida relação comercial e política com os povos do Oriente;
b) procurar outro caminho que conduzisse ao Oriente sem utilizar o Mediterrâneo;
c) combater a pirataria nas Colônias portuguesas na costa oeste da África;    
d) confirmar a existência de minas de metais preciosos no sul da Ásia;
e) verificar as possibilidades de exploração de mão-de-obra escrava.

RESPOSTA: A

04.
Associe corretamente:
(A) Caboto                                         I.   Dinastia que iniciou as navegações francesas.
(B) Valois                                     II.  A serviço da Inglaterra, atingiu a região do Labrador.
(C) Francis Drake                                   III. Fundador da Nova França. 
(D) Walter Raleig                  IV. Realizou a segunda viagem de circunavegação.
(E) Jacques Cartier                                 V.  Criador da colônia da Virgínia.


      a) A - I; B - III; C - IV; D - V; E - II
      b) A - IV; B - II; C - III; D - V; E - I
      c) A - II; B - I; C - IV; D - V; E - III
      d) A - V; B - IV; C - II; D - III; E - I;
      e) A - IV; B - V; C - II; D - I; E - III

RESPOSTA: C

05. (UNIFENAS) Destaca-se como resultado das descobertas e da expansão luso-espanhola nos tempos modernos a:

a) diminuição do comércio entre Europa e Novo Mundo, com a hegemonia do mar Mediterrâneo;
b) formação de novos impérios na África e na Ásia, com a ampliação do comércio entre os dois continentes;
c) defesa das culturas nativas das Américas pelo Clero e pelo Estado;
d) abertura de uma nova era de navegação e comércio, não mais concentrada no Mediterrâneo e sim no Oceano Atlântico;
e) preservação da autonomia política das nações conquistadas, a exemplo do México e do Peru.

RESPOSTA: D

06. "O apoio financeiro da classe mercantil foi decisivo para o sucesso do movimento revolucionário, que faz surgir um novo Estado Nacional, mais forte e mais centralizado, e eminentemente mercantilista."
O movimento revolucionário mencionado no texto e referente à História de Portugal está ligado:

a) à Reconquista cristã do território português aos árabes;
b) à atuação de Afonso Henrique de Borgonha, fundador do Reino de Portugal;      c) à ascensão do Mestre de Avis ao trono português;
d) à dominação dos Felipes sobre Portugal;
e) à Restauração Portuguesa, que marca o fim da dominação espanhola.

RESPOSTA: C


07. Sobre as Navegações e os Descobrimentos, assinale a alternativa falsa:

a) Com os Descobrimentos, o eixo-econômico transferiu-se do Mediterrâneo para o Atlântico.
b) O Canadá foi explorado principalmente pelos franceses.
c) O que melhor explica o pioneirismo luso nas navegações é a posição geográfica de Portugal.
d) A Espanha retardou a sua participação na Expansão Marítima porque estava ainda em luta com os mouros e em processo
de unificação política.
e) A primeira viagem de circunavegação foi realizada pelo português Fernão de Magalhães.

RESPOSTA: C

08. Entre as principais conseqüências da Expansão Marítima, encontramos, exceto:

a) o descobrimento de metais preciosos no Novo Mundo e a aceleração da acumulação capitalista;
b) a descoberta de novos mercados, fornecedores de matérias-primas e consumidores de produtos industrializados;
c) a mudança do eixo econômico europeu, do mar Mediterrâneo para os oceanos Atlântico e Índico;
d) a formação dos impérios coloniais, vinculados ao Sistema Colonial Tradicional e ao processo de europeização do mundo;
e) o renascimento da escravidão em bases capitalistas e o desenvolvimento do mercantilismo.

RESPOSTA: B

09. (FGV) Com relação aos indígenas brasileiros, pode-se afirmar que:

a) os primitivos habitantes do Brasil viviam na etapa paleolítica do desenvolvimento humano;
b) os índios brasileiros não aceitaram trabalhar para os colonizadores portugueses na agricultura não por preguiça, e sim porque não conheciam a agricultura;
c) os índios brasileiros falavam todos a mesma "língua geral" tupi-guarani;
d) os tupis do litoral não precisavam conhecer a agricultura porque tinham pesca abundante e muitos frutos do mar de conchas, que formavam os "sambaquis"
e) os índios brasileiros, como um todo, não tinham homogeneidade nas suas variadas culturas e nações.

RESPOSTA: A

10. Os povos pré-colombianos, maias, astecas e incas, já apresentavam uma notável organização. O estágio de desenvolvimento em que se encontravam era:

      a) a selvageria
      b) a barbárie
      c) a transição de selvagem para barbárie
      d) a civilização
      e) o Paleolítico

RESPOSTA: D




sexta-feira, 10 de junho de 2011

Banco de Questões: Idade Média 03

01. Leia o texto:

“Devemos abandonar a imagem, exagerada, de uma agricultura feudal fechada, isolada e auto-suficiente. É verdade que a pequena produtividade fazia com que qualquer acidente natural (chuvas em excesso ou em falta, pragas) ou humano (guerras, trabalho inadequado ou insuficiente) provocasse período de escassez. Desta forma, sempre assustados com a possibilidade da fome, cada senhorio procurava suprir suas necessidades, produzindo para seu consumo tudo que ali fosse possível. (...) Mas quando era preciso recorrer à produção de outras regiões, havia circuito comerciais para isso. Em suma, era uma agricultura apenas tendente à subsistência.”

IDENTIFIQUE o período da Idade Média correspondente ao texto:

      Resposta: Alta Idade Média (séc. V ao séc. X)

JUSTIFIQUE a sua resposta utilizando argumentos do texto:

Resposta: O texto faz a referência à Alta Idade Média ao citar "a pequena produtividade" da produção agrícola e a dependência em relação às condições climáticas, além de mencionar a tendência à subsistência.


segunda-feira, 9 de maio de 2011

Banco de Questões: Mundo contemporâneo


01.
A China é hoje um dos países que mais cresce no mundo. Muitas das transformações que esse país viveu no século XX foram divulgadas em todo o mundo, EXCETO:



A)
A Revolução Comunista


B)
A Guerra do Ópio


C)
A Revolução Cultural


D)
A abertura econômica a empresas e capitais estrangeiros



Resposta: Letra B


02.
Leia o texto:

"O nascimento do Euro, a moeda única a ser adotada por onze países europeus a partir de 1º de janeiro de 1999, é possivelmente a mais importante realização deste continente nos últimos dez anos que assistiu à derrubada do Muro de Berlim, à reunificação das Alemanhas, à libertação dos países da Cortina de Ferro e ao fim da União Soviética. Enquanto todos esses eventos têm a ver com a desmontagem de estruturas do passado, o Euro é uma ousada aposta no futuro (...)"

                                                                          Gazeta Mercantil, 30/12/98.

O texto refere-se à "desmontagem das estruturas do passado", o que pode ser entendida como:



A)
a confrontação dos modelos socialista e capitalista para deter o proces-so de unificação das duas Alemanhas.


B)
o fim da Guerra Fria, período de inquietação mundial que dividiu o mun-do em dois blocos ideológicos distintos.


C)
a inserção de alguns países do Leste Europeu em organismos supranacionais, com o objetivo de exercer o controle ideológico mundial.


D)
a crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia levando à polarização ideológica da antiga URSS.



Resposta: Letra B


 


03.
Em relação ao quadro político internacional dos anos 90, assinale a alternativa CORRETA:



A)
As relações políticas e econômicas entre a China e os Estados Unidos são extremamente conflituosas, já que a China não mantém relações econômicas com os países capitalistas.

B)
Acompanhando a extinção da União Soviética e de todo o bloco socialista, Cuba reestruturou sua política interna, abrindo espaço para as liberdades individuais , em especial para a liberdade de expressão e oposição.

C)
O recente confronto político-militar na Ex-Iugoslávia tem suas raízes históricas no período anterior à Primeira Guerra Mundial e envolve questões étnicas, ideológicas e religiosas.

D)
Com o fim da União Soviética ,e, consequentemente,  o fim da Guerra Fria , os conflitos políticos internacionais têm sido resolvidos por ações diplomáticas.



Resposta: Letra C


04. A América Latina, ao final do milênio, vem enfrentado alguns desafios relacionados com, EXCETO:

A)       a debilitação das classes políticas e a tendência a serem substituídas nas decisões estratégicas por grupos que operam em nível planetário

B)       a crescente degradação e destruição do meio ambiente, heranças de políticas econômicas irracionais e antidemocráticas

C)       a desconcentração e descentralização do poder tecnológico e financeiro propiciando uma política de "inclusão social crescente"

D)       a difusão de padrões de consumo de qualidade duvidosa e inalcançável para a grande maioria da população

               Resposta: Letra C

   
05. Na virada de 3 para 4 de outubro de 1990 , a Alemanha voltou a ser um só país. O país reunificado, com cerca de 79 milhões de habitantes , está entre as maiores economias européias.
 Todas as alternativas apresentam afirmações corretas sobe a história alemã no século XX, EXCETO:
 A)       após a Primeira Guerra, com o fim do Império e a proclamação da República de Weimar , o país não conseguiu estabilizar-se, abrindo caminho para o surgimento de movimentos ultra-direitistas, como o nazismo
B)       sob o governo de Adolf Hitler, o país buscou a recuperação econômica por meio do incentivo à indústria bélica, apoiada numa ideologia de nacionalismo exaltado e pluralismo político, o que facilitou o entendimento com as oposições
C)       a divisão do país, após a Segunda Guerra,  e a construção do Muro de Berlim elevaram a Alemanha à condição de ponto nevrálgico da Guerra Fria, tornando-a um símbolo da divisão mundial em blocos
 D)       a queda do Muro de Berlim, em 1989, insere-se no quadro de esgotamento da Europa do Leste, abalada por situações de desabastecimento e pelo crescimento intenso do nacionalismo, estimulado, ainda que indiretamente, pelas reformas implantadas por M. Gorbatchev na União Soviética

Resposta: Letra B


06.  Todas as alternativas relacionam-se corretamente à situação da Alemanha no século XX, EXCETO:



A)       nas duas primeiras décadas do século, a Alemanha desenvolveu-se rapidamente, tornando-se uma das maiores potências européias, situação que ficou comprometida face à derrota na Primeira Guerra

B)       no Período Entreguerras,  o país conheceu os rigores de profundas crises econômicas e a conseqüente instabilidade política, quadro que possibilitou o fortalecimento dos partidos de esquerda e a instauração do regime socialista

C)       em 1949, o país foi dividido em dois: Alemanha Ocidental, pró-capitalista, e Alemanha Oriental, socialista, bem como sua capital, Berlim,  conforme o clima de rivalidade que surgia, conhecido como Guerra Fria

D)       em 1961 foi criado o Muro de Berlim, que isolava a parte ocidental da cidade, impedindo a circulação de seus habitantes , e cuja derrubada, em 1989 , levou ao processo de reunificação do país

               Resposta: Letra B



07. Observe a foto:



A foto retrata um dos momentos cruciais do episódio conhecido como "Massacre da Praça da Paz Celestial", ocorrido em Pequim em junho de 1989.

Esse episódio:

A)       revela o caráter autoritário e fechado do regime político chinês, cuja abertura econômica não foi acompanhada por uma democratização política

B)       relaciona-se à posição ultra-radical dos estudantes chineses, contrários a qualquer contato com o exterior

C)       demonstra a posição radical do governo chinês frente às tentativas de liberalização econômica no país, requeridas pelos estudantes

D)       inscreve-se na permanente luta estudantil chinesa contra a aproximação do país com a União Soviética

               Resposta: Letra A

domingo, 8 de maio de 2011

A nova ordem mundial

01.             Observe a charge:
  


 A charge faz referência ao Oriente Médio, área marcada por conflitos que parecem não ter fim próximo.

A)             CITE os dois principais contendores desses conflitos :
Resposta: Palestinos e Israelenses / Judeus

B)             EXPLIQUE  a origem histórica mais próxima das disputas que fundamentam esses conflitos:
Resposta: A insatisfação palestina com a criação, de  forma  unilateral, do Estado de Israel, em 1948.


C)             EXPLIQUE as principais implicações estratégicas dessa disputa, no mundo atual,

·              Do ponto de vista econômico:
Resposta: A instabilidade econômica, já que a disputa está localizada em área próxima às maiores reservas mundiais de petróleo; as crianças formadas pelas contendores, opondo países periféricos e os EUA, que apoiam Israel.

·              Do ponto de vista político-religioso:
Resposta: A utilização da religião não só como instrumento político, mas também a atitude, de ambos os povos, de criarem Estados religiosos; o rico da disputa ampliar-se entre fiéis das duas religiões (judeus e islâmicos) internacionalmente.

sábado, 7 de maio de 2011

Banco de Questões: Mundo contemporâneo


01.      Observe as charges:


"Eu entendo o que você quer dizer", diz Colin Powell, Secretário de Estado dos EUA a Ariel Sharon, Primeiro Ministro Israelense


A idéia de Arafat sobre a coexistência pacífica

As duas charges denunciam

A)             o total apoio norte-americano à causa israelense no que diz respeito à necessidade de combate aos palestinos
B)             as intenções palestinas de eliminar Israel e seus habitantes , solucionando de forma definitiva e radical o problema do Oriente Médio
C)             a utilização da violência por parte de palestinos e israelenses na condução do difícil processo de convivência na região
D)             o esforço dos Estados Unidos no sentido de impedir que o conflito entre israelenses e palestinos se amplie sobre todo o Oriente Médio

Resposta: Letra C