01. “Tudo muda entre as imediações do ano mil e o fim do século XI. O despertar da Europa é a origem de uma expansão contínua, que prossegue durante cerca de três séculos.”
CITE dois fenômenos que, a partir do século XI, foram responsáveis pelo ressurgimento do comércio na Europa Ocidental:
Resposta: Produção de excedente
Monetarização econômica
IDENTIFIQUE a nova classe social surgida nesse período e CONTRAPONHA a sua visão de mundo em relação ao cotidiano econômico e político medieval:
Resposta: A burguesia, que rompia com a visão teocêntrica feudal ao valorizar a riqueza e o lucro.
02. Leia o texto:
“O aumento da população e da produção permitiram a divisão de trabalho entre cidade e campo. A existência de excedente estimulou a troca e a especialização do produtor. Ao mesmo tempo que artesão e lavrador vão deixando de ser a mesma pessoa, a cidade torna-se, por excelência, o habitat dos setores secundário e terciário. Estava aberta a possibilidade de desenvolvimento mercantil e urbano.”
A) Considerando a Idade Média européia, DETERMINE o período a que o texto se refere:
Resposta: A Baixa Idade Média (séculos XI ao XIV)
B) CITE o principal fator responsável pelo aparecimento do excedente produtivo nesse período histórico:
Resposta: A ampliação da área de cultivo.
03. Leia o texto, que descreve alguns aspectos relativos ao impacto da Peste Negra na Europa:
“Eis aqui a cidade sitiada pela doença, posta em quarentena, se necessário cercada pela tropa, confrontada pela angústia cotidiana e obrigada a um estrilo de existência em ruptura com aquele a que se habituara. os quadros familiares são abolidos. A insegurança não nasce apenas da presença da doença, mas também de uma desestruturação dos elementos que construíram o meio cotidiano. tudo é outro. Antes de mais nada, a cidade está anormalmente deserta e silenciosa. Muitas casas estão doravante desabitadas.”
A) DETERMINE duas conseqüências da Peste Negra:
Resposta:
¨ A redução demográfica
¨ A queda da produção agrícola
A) RELACIONE as conseqüências apontadas acima à crise geral do sistema feudal:
Resposta: A redução demográfica implicou na redução da mão-de-obra, o que levou à queda da produção agrícola e à super exploração da massa servil restante, que reage e se revolta, desestruturando as relações de trabalho, dando origens a novas formas como o assalariamento.
04. Entre 1348 e 1353, Bocaccio escreveu o “Decameron”, obra composta de cem novelas que retratam a crise das concepções do mundo religioso. No prólogo da obra, ele faz referência à chegada da Peste Negra a Florença, dizendo: “(...) no ano profícuo de 1348, sobreveio a mortífera pestilência. Por iniciativa dos corpos superiores ou em conseqüência de nossas ações iníquas, esta pestilência, lançada sobre os mortais por justa ira de Deus e para nossa expiação, começara nas plagas orientais, alguns anos antes. (...)”.
A rápida expansão da Peste Negra, que chegou a eliminar de 33% a 40% da população européia, pode ser atribuída
A) às alterações do quadro natural europeu, resultado da expansão predatória da economia feudal durante o século XIII – resfriamento do clima e chuvas torrenciais e contínuas.
B) à ação dos leprosos, das mulheres solitárias e dos mercadores, acusados de inveja e malefícios, sendo inclusive torturados e queimados na França, por ordem do rei Felipe II.
C) ao enfraquecimento da população, como reflexo da superexploração feudal e da diminuição da produtividade do solo à época da crise geral do feudalismo europeu.
D) aos pecados humanos, resultantes do afastamento dos homens em relação a Deus, o que, como afirma Bocaccio, teriam provocado a ira divina em meados do século XIV.
Resposta: Letra C
05. Na Europa, o século XIV é marcado pela eclosão e aprofundamento de uma crise geral da sociedade feudal. São características desse período, EXCETO:
A) o recrudescimento das obrigações feudais, aumentando o nível de tensão entre senhores e servos
B) a Peste Negra, que reduziu a população européia e deixou várias aldeias despovoadas
C) as revoltas camponesas, que explodiram com enorme violência em toda a Europa
D) o movimento da Reforma, iniciado por Lutero, afirmando o poder da Igreja Católica
Resposta: Letra D
Nenhum comentário:
Postar um comentário