domingo, 12 de junho de 2011

Banco de Questões: Idade Média 04


01. “Tudo muda entre as imediações do ano mil e o fim do século XI. O despertar da Europa é a origem de uma expansão contínua, que prossegue durante cerca de três séculos.”

CITE dois fenômenos que, a partir do século XI, foram responsáveis pelo ressurgimento do comércio na Europa Ocidental:                       

       Resposta: Produção de excedente
                       Monetarização econômica


IDENTIFIQUE a nova classe social surgida nesse período e CONTRAPONHA a sua visão de mundo em relação ao cotidiano econômico e político medieval:                                                                                                     

Resposta: A burguesia, que rompia com a visão teocêntrica feudal ao  valorizar a riqueza e o lucro.


02. Leia o texto:

“O aumento da população e da produção permitiram a divisão de trabalho entre cidade e campo. A existência de excedente estimulou a troca e a especialização do produtor. Ao mesmo tempo que artesão e lavrador vão deixando de ser a mesma pessoa, a cidade torna-se, por excelência, o habitat dos setores secundário e terciário. Estava aberta a possibilidade de desenvolvimento mercantil e urbano.”

A)      Considerando a Idade Média européia, DETERMINE o período a que o texto se refere:

Resposta: A Baixa Idade Média (séculos XI ao XIV)

B)      CITE o principal fator responsável pelo aparecimento do excedente produtivo nesse período histórico:

                 Resposta: A ampliação da área de cultivo.

  

03. Leia o texto, que descreve alguns aspectos relativos ao impacto da Peste        Negra na Europa:

“Eis aqui a cidade sitiada pela doença, posta em quarentena, se necessário cercada pela tropa, confrontada pela angústia cotidiana e obrigada a um estrilo de existência em ruptura com aquele a que se habituara. os quadros familiares são abolidos. A insegurança não nasce apenas da presença da doença, mas também de uma desestruturação dos elementos que construíram o meio cotidiano. tudo é outro. Antes de mais nada, a cidade está anormalmente deserta e silenciosa. Muitas casas estão doravante desabitadas.”

A)    DETERMINE duas conseqüências da Peste Negra:

Resposta:
¨      A redução demográfica
¨      A queda da produção agrícola

A)    RELACIONE as conseqüências apontadas acima à crise geral do sistema feudal:

                 Resposta: A redução demográfica implicou na redução da mão-de-obra, o que levou à queda da produção agrícola e à super exploração da massa servil restante, que reage e se revolta, desestruturando as relações de trabalho, dando origens a novas formas  como o assalariamento.


04. Entre 1348 e 1353, Bocaccio escreveu o “Decameron”, obra composta de cem novelas que retratam a crise das concepções do mundo religioso. No prólogo da obra, ele faz referência à chegada da Peste Negra a Florença, dizendo: “(...) no ano profícuo de 1348, sobreveio a mortífera pestilência. Por iniciativa dos corpos superiores ou em conseqüência de nossas ações iníquas, esta pestilência, lançada sobre os mortais por justa ira de Deus e para nossa expiação, começara nas plagas orientais, alguns anos antes. (...)”.

A rápida expansão da Peste Negra, que chegou a eliminar de 33% a 40% da população européia, pode ser atribuída

A)    às alterações do quadro natural europeu, resultado da expansão predatória da economia feudal durante o século XIII – resfriamento do clima e chuvas torrenciais e contínuas.
B)    à ação dos leprosos, das mulheres solitárias e dos mercadores, acusados de inveja e malefícios, sendo inclusive torturados e queimados na França, por ordem do rei Felipe II.
C)    ao enfraquecimento da população, como reflexo da superexploração feudal e da diminuição da produtividade do solo à época da crise geral do feudalismo europeu.
D)    aos pecados humanos, resultantes do afastamento dos homens em relação a Deus, o que, como afirma Bocaccio, teriam provocado a ira divina em meados do século XIV.

Resposta: Letra C


05. Na Europa, o século XIV é marcado pela eclosão e aprofundamento de uma crise geral da sociedade feudal. São características desse período, EXCETO:

A)       o recrudescimento das obrigações feudais, aumentando o nível de tensão entre senhores e servos

B)       a Peste Negra, que reduziu a população européia e deixou várias aldeias despovoadas

C)      as revoltas camponesas, que explodiram com enorme violência em toda a Europa

D)      o movimento da Reforma, iniciado por Lutero, afirmando o poder da Igreja Católica

Resposta: Letra D

Nenhum comentário:

Postar um comentário