quinta-feira, 28 de abril de 2011

Banco de Questões: Período Regencial II

01.        O período das regências no Brasil foi marcado por revoltas em quase todas as províncias do Império, em meio às lutas políticas entre os membros da classe dominante. Uma das tentativas de superação desses conflitos foi a aprovação, pelo Parlamento, do Ato Adicional de 1834, que se caracterizava por:

A)       substituir a Regência Una pela Trina.
B)       fortalecer o legislativo e judiciário.
C)       extinguir as Assembléias Provinciais.
D)       conceder menos autonomia para as Províncias.
 Resposta: Letra B

02.         


No mapa acima, os números I e II assinalam os atuais Estados onde, durante o período Regencial, ocorreram revoltas ou revoluções conhecidas, respectivamente, como:

A)    Farroupilha e Sabinada.
B)    Cabanagem e Farroupilha.
C)    Balaiada e Cabanagem.
D)    Sabinada e Balaiada.

                 Resposta: Letra D





03.        “Fui liberal; então a liberdade era nova no país, estava nas aspirações de todos, mas não nas leis; o poder era tudo; fui liberal. Hoje, porém é diverso o aspecto da sociedade: os princípios democráticos tudo ganharam e muito comprometeram; a sociedade, que então corria risco pelo poder, entra em risco pela desorganização e pela anarquia.”

No texto, Bernardo Pereira de Vasconcelos critica os excessos do Liberalismo Político , defendendo à autoridade e à centralização. No Período Regencial, o grupamento político-partidário que defendeu as idéias preconizadas por Vasconcelos foi o:

A)      Liberal Moderado.
B)      Liberal Exaltado.
C)      Progressista.
D)      Regressista.

Resposta: Letra D


Nenhum comentário:

Postar um comentário