domingo, 17 de abril de 2011

Banco de questões: Revolução de 30


  01. Quais eram os objetivos dos revolucionários de 1930?

02. Por que se formou a Aliança Liberal?

03. Quais foram as providências de caráter político tomadas por Getúlio Vargas logo após o triunfo revolucionário de 1930?

04. (PUC-SP) Segundo alguns autores, o tenentismo representou uma tentativa de ruptura da organização política vigente na República brasileira porque:
a)     os tenentes se identificaram com um programa radical de transformações sociais.
b)     a aliança partidária entre os militares e as camadas médias urbanas propunha a reforma da Constituição.
c)      o movimento visava à derrubada do governo e ao estabelecimento da austeridade político-administrativa.
d)     os tenentes propunham o estabelecimento do regime parlamentarista dirigido pelos elementos mais esclarecidos da nação.
e)     os militares eram portadores de uma ideologia industrializante claramente definida em seu programa de governo.

05. (FGV-SP) “Aliança (...) engloba parte de um eleitorado urbano – que representa porcentagem pequena no cômputo geral –, pequenas oposições estaduais e o situacionismo dos Estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba: estas forças restritas participam das eleições de 1º de março de 1930 com margem mínima de vitória. Por sua vez, Washington Luís aglutina o apoio de todos os Estados – exceção aos da Aliança.”

O texto acima refere-se à união das oligarquias dissidentes cujos interesses não estavam vinculados ao café. A tal união deu-se o nome de:
a)     Aliança Republicana.
b)     Aliança Integracionista.
c)      Aliança Renovadora Nacional.
d)     Aliança Liberal.
e)     Aliança Nacional Libertadora.

06. (Unificado-RS) “A escolha dos candidatos à sucessão presidencial funcionará como um estopim para a mais importante revolução da história republicana. (...) Os entendimentos políticos evoluíram no sentido de agruparem-se em torno de Getúlio Vargas as forças da oposição (...) Realizaram-se, contudo, as eleições e o resultado foi favorável a Júlio Prestes. Entretanto, vinte e dois dias antes de terminar o mandato de Washington Luís, a revolução estava nas ruas.”

A que revolução o texto faz referência e quem assumiu a Presidência da República sucedendo a Washington Luís?

a)     Revolução de 1930; Júlio Prestes.
b)     Revolução de 1930; Getúlio Vargas.
c)      Revolução de 1930; João Pessoa.
d)     Revolução Constitucionalista de 1932; Júlio Prestes.
e)     Revolução Constitucionalista de 1932; Getúlio Vargas.

07. (Vunesp-SP) “A fixação do ano de 1930 como um primeiro marco divisor da História do Brasil contemporâneo tem a artificialidade implícita em qualquer periodização, mas se justifica por razões que se situam além da história política ou da simples tradição.”

Sintetize algumas razões dessa periodização historiográfica.


Texto

NÃO HOUVE UMA REVOLUÇÃO EM 1930

Antes de mais nada, desejo me manifestar sobre essa expressão Revolução de 30, que se generalizou no jornalismo, na retórica e até nas teses acadêmicas. É uma expressão da qual eu discordo, porque não creio que tenha havido em 30 uma revolução, no sentido científico da palavra, isto é, uma transformação tão profunda que atingisse a base econômica da sociedade, varrendo relações de produção e instaurando novas relações de produção. Nem na esfera do Estado creio que tenha havido uma mudança tão radical quanto a derrubada de uma classe dominante antiga e a ascensão de uma nova classe revolucionária ao poder.
Mas isso não significa que eu considere que 30 foi uma página em branco na História do Brasil. Verificou-se, naquele ano, um movimento político-militar que marca um período, um antes e um depois, e no bojo do qual surgiram tendências, cujo desenvolvimento nós presenciamos até hoje. Penso que o movimento político-militar de 30 cumpriu, em primeiro lugar, uma função destrutiva de grande importância. Apeou do poder do Estado os proprietários rurais, os cafeicultores que dominavam a Primeira República e que, pelo estilo de governar e pela política econômica que imprimiam, já constituíam um estorvo ao desenvolvimento do país.
No seu lugar, ascende outro setor da classe dos proprietários rurais, uma composição de setores nos quais prevaleciam aqueles que tinham uma ligação maior, a meu ver, com o mercado interno e que, por isso, puderam mostrar-se mais sensíveis a um projeto de industrialização do país. Eles foram sendo ganhos para a industrialização capitalista, à medida que a própria burguesia industrial ganhava força e influência no aparelho de Estado, porque, evidentemente, eu não compartilho a idéia de que a Revolução de 30 foi uma revolução burguesa.
Referindo-me, especificamente, às conseqüências da Revolução de 30, ou do movimento político-militar de 30, na organização do Estado brasileiro, eu acredito que se poderia sumariar essa influência da seguinte maneira:
Em primeiro lugar, me parece que o movimento político-militar de 30 deixou completamente intocado o campo, onde viviam, naquela época, cerca de 70% da população brasileira. Não se tocou nas oligarquias rurais, como aconteceu com as salvações do governo de Hermes da Fonseca. As oligarquias aliadas à Primeira República foram postas abaixo e vieram à tona novas oligarquias. Os tenentes se compuseram com as oligarquias em todos os Estados. Nesse aspecto, então, o movimento não trouxe nada. Mas isso não significa que em outros aspectos ele não trouxe alguma coisa. Em primeiro lugar, a centralização autoritária. Não porque fosse uma ideologia dos próprios tenentes – e era de fato. Não porque o próprio Getúlio, com a sua formação positivista, castilhista e influenciado pelas idéias do fascismo italiano, tendesse para isso. Mas, porque as próprias exigências da época conduziram nesse sentido.

(Adaptado de: Jacob Gorender, Um Estado a serviço do capital, Folha de S.Paulo, 19/10/1980, Folhetim.)

a)     Por que, segundo Gorender, não houve revolução em 1930?
b)     Qual foi a principal função cumprida pelo movimento de 30?
c)      Que grupo assumiu o poder então?
d)     Que setor não foi tocado pelo movimento de 30?
e)     Entre outras coisas, o que trouxe o movimento de 30?

6 comentários: