quinta-feira, 30 de junho de 2011

Banco de Questões: Revolução Inglesa



01.
Leia o texto:

“Se analisarmos as duas revoluções burguesas consideradas como modelos clássicos (...) ¾ a Revolução Inglesa de 1640 e a Revolução Francesa de 1789 ¾ o que chama a atenção é o fato de que não foi a burguesia a classe que conduziu o movimento à vitória final. Esta observação não invalida o caráter revolucionário da burguesia nesses movimentos. Em ambos, nos momentos em que a contra-revolução é mais ativa, não foi a burguesia que garantiu a continuidade dos processos revolucionários.”

MARQUES, A. et al. História Contemporânea através de textos.

Em ambos os movimentos, a ação mais radical, democrática e igualitária, decisiva na derrota das forças contra-revolucionárias, foi representada, RESPECTIVAMENTE, pelos:



A)
Setores mais radicais de gentry e pelos Termidorianos

B)
Puritanos e Girondinos

C)
Niveladores e Escavadores e sans-culottes

D)
Líderes do Novo Exército Modelo e pelos Montanheses e Girondinos



Resposta: Letra C




02.
“Uma grande parte dos cavaleiros e gentil-homens da Inglaterra (...) aderira ao rei Carlos I. (...) Do lado do Parlamento estavam uma pequena parte da pequena nobreza de muitos dos condados e a maior parte dos comerciantes e proprietários, especialmente nas corporações e condados dependentes do fabrico de tecidos e de manufaturas desse tipo (...) Os proprietários e comerciantes são a força da religião e do civismo no país; e os gentil-homens, os pedintes e os arrendatários servis são a força da iniqüidade”.

Depoimento de Baxter, puritano inglês.
Christopher HILL, A Revolução Inglesa de 1640. (Adaptação)

O testemunho acima ilustra, em parte, as polarizações sociais e políticas que caracterizaram o processo revolucionário inglês no século XVII.

Dentre as afirmativas abaixo, assinale a ÚNICA QUE NÃO APRESENTA de modo correto uma característica dessa revolução:



A)
Dela resultou o enfraquecimento do poder do soberano, contribuindo para a afirmação das prerrogativas e interesses dos grupos que apoiavam o fortalecimento das atribuições do Parlamento.

B)
ela ocasionou uma violenta guerra civil que opôs forças ligadas à realeza àquelas envolvidas com o ideal parlamentar.

C)
ele representou um dos primeiros grandes abalos nas práticas do absolutismo monárquico na Europa, simbolizado não só pelo julgamento mas, principalmente, pela decapitação do monarca Carlos I.

D)
ela estimulou a crescente aplicação de mecanismos restritivos às relações comerciais dos colonos americanos, sendo responsável pelo sentimento anti-metropolitano que levou à emancipação das 13 colônias.



Resposta: Letra D


03.
No processo revolucionário inglês do século XVII ¾  a Revolução Inglesa ¾ o governo de Oliver Cromwell foi responsável:



A)
pela incorporação dos anseios radicais de niveladores e escavadores nas ações governamentais, ampliando o acesso à terra às camadas populares.


B)
pelo repúdio às iniciativas mercantis, expresso na promulgação dos Atos de Navegação, que excluía os estrangeiros do comércio com o país.


C)
pelo atendimento das necessidades das camadas médias, expresso nas dificuldades impostas ao desenvolvimento dos cercamentos.


D)
pela consecução de medidas que atenderam aos interesses da gentry e da burguesia, como a ampliação das áreas coloniais e o confisco das terras da Igreja Anglicana.



Resposta: Letra D

04.
Leia o texto:

“Cromwell foi chamado, com certa razão, o Robespierre e o Napoleão da Revolução Inglesa. Como o primeiro, conduziu a revolução à vitória e, como o segundo, esmagou a democracia, preservando seu caráter original”.

FLORENZANO, Modesto. As Revoluções Burguesas.

O texto acima pode ser considerado:



A)
VERDADEIRO, na medida em que o governo de Cromwell consolidou o papel fundamental do Parlamento na condução do processo político inglês e instituiu um governo baseado na ampla soberania popular.

B)
VERDADEIRO, já que Cromwell simboliza os interesses burgueses e, como tal, esmaga os movimentos populares e estimula as atividades econômicas do país.

C)
FALSO, já que o governo de Cromwell foi extremamente autoritário, embora apoiado nas reivindicações populares de grupos como os levellers e os diggers.

D)
FALSO, já que ao contrário de Napoleão, Cromwell buscou o apoio da burguesia ao tomar medidas econômicas relevantes como a criação do Banco da Inglaterra para sanear as finanças do país.



Resposta: Letra B


05.
Leia o texto:

“(...) Os Lords espirituais e temporais e os Comuns, hoje, 22 de janeiro de 1689, reunidos (...) declaram (...)

1.        que o pretenso direito da autoridade real de suspender as leis ou a sua execução é ilegal
2.        que o pretenso direito da autoridade real de se dispensar das leis ou da sua execução é ilegal (...)
4.        que qualquer levantamento de dinheiro para a Coroa ou para seu uso (...) sem o consentimento do Parlamento é ilegal (...)”

No contexto do processo revolucionário inglês do século XVII, o documento acima:



A)
restaura o poder absolutista dos monarcas ingleses, legitimado pela Teoria do Direito Divino.

B)
instaura a monarquia parlamentar, onde os poderes reais ficam submetidos ao Parlamento.

C)
inaugura o sistema democrático de governo, onde o sufrágio universal passa a ser o instrumento de legitimação do poder real.

D)
estabelece a submissão da religião ao controle do Estado, transformando o clero anglicano em contingente do funcionalismo público.



Resposta: Letra B
06.
Durante o século XVII, a Inglaterra foi convulsionada por um movimento político-social conhecido como Revolução Inglesa. São acontecimentos relacionados a esse processo revolucionário, EXCETO:





A)
a ascensão e consolidação do poder dos Niveladores, grupo político que propunha reformas democráticas para o país.


B)
a condenação e posterior execução do rei Carlos I, estabelecendo-se, para o país, o regime republicano.


C)
as limitações impostas ao absolutismo pela ação do Parlamento.


D)
os confrontos entre os partidários da Coroa e o Novo Exército Modelo, durante a Guerra Civil.




Resposta: Letra A


07. A Revolução Inglesa do século XVII transformou a estrutura política, social e econômica daquele país. Em termos políticos, essa Revolução significou:

A)       a adoção de uma política externa conciliadora em relação aos espanhóis
B)       a predominância da forma católica do Anglicanismo
C)      a afirmação do individualismo e da teoria do contrato
D)      o predomínio da burguesia

Resposta: Letra C


08. Leia o trecho:

"Cromwell foi chamado, com certa razão, o Robespierre e o Napoleão da Revolução Inglesa. Como o primeiro, conduziu a revolução à vitória e, como o segundo, esmagou a democracia, preservando o seu caráter original."
                                                            Modesto FLORENZANO.

Considerando as idéias contidas no trecho e as Revoluções Inglesa e Francesa, é possível afirmar que o "caráter original" mencionado refere-se:

A)           às propostas democráticas dos pensadores iluministas, os quais defendiam a construção de uma sociedade igualitária em substituição ao Antigo Regime.
B)           às tendências autoritárias dos dois líderes, representantes dos interesses da nobreza togada e das forças realistas na Inglaterra e na França
C)           à construção de uma sociedade liberal, fundamentada na igualdade civil e no sufrágio censitário, de acordo com as pretensões burguesas
D)           à derrubada dos regimes absolutistas e sua substituição por Estados Nacionais centralizados , onde a autoridade fosse exercida por um déspota esclarecido

Resposta: Letra C


09. Leia o trecho:

"Cromwell foi chamado, com certa razão, o Robespierre e o Napoleão da Revolução Inglesa. Como o primeiro, conduziu a revolução à vitória e, como o segundo, esmagou a democracia, preservando o seu caráter original."
     
                                                      Modesto FLORENZANO.

Considerando as idéias contidas no trecho e as Revoluções Inglesa e Francesa, é possível afirmar que o "caráter original" mencionado refere-se:

A)       às propostas democráticas dos pensadores iluministas, os quais defendiam a construção de uma sociedade igualitária em substituição ao Antigo Regime.

B)       às tendências autoritárias dos dois líderes, representantes dos interesses da nobreza togada e das forças realistas na Inglaterra e na França

C)      à construção de uma sociedade liberal, fundamentada na igualdade civil e no sufrágio censitário, de acordo com as pretensões burguesas

D)      à derrubada dos regimes absolutistas e sua substituição por Estados Nacionais centralizados , onde a autoridade fosse exercida por um déspota esclarecido

Resposta: Letra C


10. De acordo com vários historiadores, a Revolução Inglesa abriu as condições para a instauração do capitalismo, via Revolução Industrial, na medida em que

A)      criou as manufaturas simples, incentivou a produção de gêneros tropicais e organizou o sistema colonial

B)        promoveu a substituição do Estado liberal pelo Estado absolutista, organizou o exército do Parlamento e consolidou os interesses da nobreza

C)      estabeleceu a plena propriedade privada sobre a terra, permitiu à marinha inglesa controle sobre os mercados mundiais e proletarizou uma grande massa de pessoas

D)      implantou uma república parlamentar, possibilitou a emergência de uma aristocracia colonial e reprimiu o movimento de contestação de "niveladores" e "escavadores"

Resposta: Letra C



11. No contexto do processo revolucionário inglês do século XVII, o governo de Oliver Cromwell

A)       representou a reafirmação do ideário absolutista ao defender os privilégios do clero anglicano
B)       rompeu com suas bases nobiliárquicas ao permitir a participação popular no Parlamento
C)      ampliou as bases da monarquia inglesa ao liberar a participação de colonos americanos nas discussões parlamentares
D)      significou a defesa e a consecução de objetivos da burguesia e da gentry , ampliando sua participação na política do Estado

Resposta: Letra D

12 comentários: