quinta-feira, 8 de março de 2018

Texto complementar: Bandeirantismo


Com o desenvolvimento do bandeirantismo. A interação dos paulistas com os índios foi se aprofundando cada vez mais. Desde as primeiras bandeiras. O silvicola já esteve presente como guia ou como executor das tarefas mais baixas.
As expedições permaneciam meses e muitas vezes anos no sertão. Para amenizar a sede. a fome e o cansaço, o bandeirante inúmeras vezes teve de observar a maneira de proceder dos índios. Com o passar dos anos a bandeira foi incorporando cada vez mais os hábitos indígenas. A marcha era feita a pé, seguindo muitas vezes trilhas que já eram utilizadas pelos silvícolas, Caminhavam em fila indiana, abrindo picadas na mata. Essas picadas eram abertas quase que a cada passagem, pois que, estreitas, logo o mato se incumbia de fechá-las. Os índios, no entanto, conheciam na maioria das vezes o percurso que deveriam seguir, indicando velhas trilhas indígenas que, abertas e trilhadas, novamente se fechavam. A sobrevivência estava intimamente ligada ao senso de observação e fazia que o índio tivesse os sentidos muito mais despertos para inúmeros detalhes que poderiam parecer desnecessários ao homem branco. Os índios caminhavam com destreza, orientando-se à noite pelas estrelas e durante o dia pela sombra que o polegar deixa na mão. Habilidade que logo transmitiram aos sertanistas. O uso de sinalizar os caminhos também era bastante difundido entre o gentio e incorporado pelo bandeirante.
Os sinais, no entanto, eram quase que insignificantes e apenas um espírito de observação permanentemente desperto poderia perceber. Um desses sinais poderia ser simplesmente um galho quebrado, uma forquilha fincada no chão ou um corte feito em uma árvore. Outra técnica bastante desenvolvida pelo gentio e aprendida pelos bandeirantes era a de seguir rastros.
O aprimoramento dos índios nessa técnica chegava a níveis de sofisticação. Os bandeirantes também chegaram a ser exímios seguidores de rastros, bem como se aprimoraram na técnica da analisar resquícios deixados por animais e outros homens.
Em 1736, Manuel Dias da Silva, no sertão oeste da colônia, analisando rastros deixados no barranco, conseguiu averiguar que ali tinham estado castelhanos (espanhóis) e, entre os quais, personagens de alta patente, como também determinar com precisão quanto tempo antes haviam deixado o lugar, o número de animais que levavam e o rumo tomado. Pela figura dos ranchos, pela análise das cinzas no fogão, os sertanistas chegavam a precisar com pequena margem de erro o tempo que havia passado depois que naquele sítio estivera alguma tropa.
Outra habilidade indígena de grande valia para as bandeiras era sua capacidade de memorizar informações e representar graficamente cursos de rios com seus afluentes e irregularidades de curso e outros acidentes geográficos.
Até mesmo na forma de caminhar os bandeirantes foram pouco a pouco assumindo hábitos indígenas. Caminhando com as pontas dos pés voltadas para a frente e com os dedos dos pés voltados para baixo os índios conseguem uma distribuição mais uniforme do peso do corpo sobre as juntas dos pés e com isso conseguem evitar o cansaço precoce e alongar mais as caminhadas diárias. Estas transcorriam entre a madrugada e o entardecer. Os bandeirantes iniciavam sua marcha com os primeiros raios de sol, caminhavam a maior parte do dia, parando apenas ao entardecer.
Um dos problemas mais sérios enfrentados pela bandeira no sertão era o abastecimento de alimentação e água. A expedição partia levando um provisionamento suficiente apenas para os primeiros tempos da caminhada. Objetivando passar meses e às vezes até anos no sertão, a bandeira não tinha condições de levar suprimento necessário para todo o tempo que permanecia ausente. Além do peso, os alimentos em sua grande maioria eram perecíveis, o que dificultava sua embalagem e transporte. Assim, faziam parte da bagagem das bandeiras alimentos não perecíveis ou que após tratamento especial obtinham maior durabilidade. Era o caso do sal, que era carregado em canudos ou cabaças, e a farinha de guerra. Esta era a farinha de mandioca, que para a viagem era cozida até se tornar compacta, sendo então embrulhada em folhas. Dessa forma tornava-se resistente à umidade, durando meses ou até mesmo um ano ou um pouco mais, mantendo o seu gosto peculiar.
O grosso da alimentação, porém, era obtido durante a jornada. Constituía-se basicamente da caça, pesca e coleta de frutos.
Mais uma vez a bandeira se valeu da habilidade e destreza do natural da terra. Em sua existência nativa, obter a sobrevivência da selva era elemento do seu cotidiano. A mata era seu mundo e com ela sabia conviver.
Os índios orientavam os sertanistas na arte da caça a partir de suas técnicas específicas. Eram utilizadas as armadilhas, como tocaia, jaçana, jirau, juquiá, arapuca, etc., e também as armas indígenas. Estas ofereciam a vantagem de poderem ser fabricadas quase que a qualquer momento e não necessitavam de munição, elemento dispendioso no armamento de uma bandeira. Além disso, as armas brancas ofereciam a vantagem de não espantar a presa, uma vez que não fazem barulho.
Com o tempo, os próprios bandeirantes se tornaram destros no uso do arco e flecha, no entanto as bandeiras dos séculos XVI e XVII contavam, invariavelmente, com a presença de um corpo de índios flecheiros, cuja habilidade era utilizada no ataque a seus semelhantes, como também contra animais ferozes ou presas das caçadas.
(...)
O medo da fome fez também que os sertanistas acompanhassem o gentio no consumo de frutas silvestres até então por eles desconhecidas. Entre as plantas silvestres mais apreciadas estavam o pinhão e o palmito.
Constituíam ainda fonte de abastecimento para as bandeiras as roças dos índios que elas atacavam. Vencidos seus donos, eram feitas razias das plantações.
Além disso, as bandeiras muitas vezes montavam acampamentos que duravam alguns meses, quando então faziam roças, plantavam e colhiam. Não era extraordinário uma bandeira usufruir uma roça feita por expedição anterior.
Além da alimentação, uma das preocupações básicas das entradas era o seu abastecimento de água. Também nesse aspecto foi de valor extraordinário para os sertanistas as habilidades desenvolvidas pelos índios em descobrir olhos-d'água, minas d'água ou mesmo córregos e algumas vertentes. Desde cedo os silvícolas aprendiam a descobrir a existência da água pela configuração e coloração do terreno, pela temperatura do vento e por outros sinais só perceptíveis àqueles que tinham uma vida toda passada no sertão, onde o exercício da percepção de tais sinais era a garantia da sobrevivência. Neste sentido, é interessante o depoimento de um viajante que afirma:
"Para nós, europeus, é coisa absolutamente inconcebível o senso topográfico dessa gente, que num terreno uniforme e sem a menor indicação, sabe achar logo o rumo exato para o olho-d'água mais próximo." (Apud Holanda,1975).

(Luiza Volpato, Entradas e bandeiras. São Paulo, Global, p. 65-9.)


Questões sobre o texto: 

1 - De que forma os índios se orientavam em seus deslocamentos pela floresta, como sinalizavam os caminhos e que informações tiravam dos rastros deixados por outros animais e outros homens?
2 -  Que dificuldades a bandeira enfrentava no que diz respeito ao abastecimento de alimentação e água?
3 -  Como os índios ajudavam os bandeirantes a conseguir alimentos?
4 - De que maneira os índios descobriam a existência e água potável?
5 – Descreva algum hábito indígena adotado pelos bandeirantes.

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