quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Texto complementar: A Inglaterra e as Treze Colônias da América.



As 13 colônias da América foram as primeiras a se tornar independentes no Novo Mundo. Foi significado a influência do Iluminismo no processo de libertação da América, à qual somaram-se outros fatores.
As relações entre os colonos e a metrópole tornaram-se críticas na segunda metade do século XVIII, quando a Coroa mudou a política tributária, aumentando os impostos, a fim de restabelecer-se financeiramente, por causa do alto custo da Guerra dos Sete Anos (1756-1763). Nessa guerra, os colonos ingleses haviam ajudado a Inglaterra a conquistar possessões francesas no norte e a oeste das colônias.
Em 1764, a Inglaterra impôs a Lei do Açúcar (sugar act), elevando o valor dos tributos sobre o açúcar e derivados da cana que não fossem oriundos das Antilhas britânicas.
Em 1765, criou a Lei do Selo (Stamp act), determinando que todos documentos, jornais e livros só podiam circular se fossem selados com o timbre do governo inglês.  Os colonos reagiram invadindo casas de fiscais e queimando documentos seladas em praça pública. Declararam que a Inglaterra não tinha direito de impor sanções às colônias, já que elas não tinham representação no parlamento inglês.
O governo inglês eliminou a Lei do Selo, mas, dois anos depois elevou os impostos de importação sobre o chá, o papel, o vidro e as tintas.
Influenciado pela burguesia, o povo reagiu, realizando vários protestos públicos. Em um deles, três manifestantes foram mortos pelas tropas inglesas. Esse episódio é conhecido como o Massacre de Boston.
Em 1773, o governo inglês concedeu o monopólio de chá em todas as colônias norte americanas à Companhia das Índias Orientais. Essa concessão eliminaria da condição de intermediários todos norte-americanos que comerciavam esse produto.

Questões sobre o texto:
I – Por que, na segunda metade do século XVIII, as relações entre os colonos norte-americanos e a metrópole tornaram-se críticas?
II – Qual foi a atitude do governo inglês em relação à Lei do Selo, quando os colonos norte-americanos reagiram contra ela?
III – O que foi o Massacre de Boston?

Nenhum comentário:

Postar um comentário