sexta-feira, 8 de maio de 2020

Texto complementar: Liberalismo


Vejamos [...] os princípios liberais. Para estes, a maioria dos problemas econômicos e sociais decorre da intervenção do Estado na economia ao pretender regulamentar preços, salários, trocas comerciais etc. O correto seria deixar que os mecanismos econômicos "naturais" funcionassem. A economia tenderia a se organizar por si mesma, para o bem de todos. O único papel reservado ao Estado seria o de proteger a propriedade privada e a liberdade dos cidadãos.
Uma das obras básicas do liberalismo é A riqueza das nações, de Adam Smith (1723-1790), publicada em 1774, que analisa, por exemplo, as oscilações dos preços. O preço de mercado de um produto depende da lei da oferta e da procura. Se um produto é abundante e a oferta é maior que a procura, seu preço de mercado tende a cair. Por sua vez, se um produto é escasso, cuja oferta é menor que a procura, seu preço de mercado tende a subir. Assim, o preço de mercado tende sempre a se aproximar do preço "natural". Os salários dos trabalhadores também estão submetidos a esse regime "natural". Existiria, portanto, o que se chamava a "mão invisível" do mercado, que se encarregaria de equilibrar as disparidades sem a intervenção do Estado que, diga-se de passagem, apenas atrapalharia tal equilíbrio natural. [..]
CARMO. Paulo Sérgio do. O trabalho na economia global.
São Paulo: Moderna. 1998. p. 32-3. (Polêmica).
a) De acordo com os princípios liberais, qual seria a principal origem dos problemas econômicos e sociais? Qual a solução que eles apresentam para esses problemas?
b) Como funciona a lei da oferta e da procura, explicitada na obra de Adam Smith?
c) Segundo Smith, qual é a relação do Estado com o chamado "equilíbrio natural" dos preços e salários?

Nenhum comentário:

Postar um comentário